segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

TRANQUE SEU CORAÇÃO


Elder Spencer W. Kimball- Na época membro do Quórum dos Doze.
1.Desejamos compartilhar com vocês, hoje, os conselhos do profeta moderno.
2.Estes comentários foram feitos pelo Presidente Kimball, quando membro do Conselho dos Doze, durante a sua visita as missões da América do Sul, em meados de 1967. Eles foram feitos antes que o irmão Kimball entrevistasse os missionários em uma das missões.
3.Convidamos a todos que lerem esta mensagem que ponderem longa e profundamente sobre seu conselho.Nenhum homem na terra poderia ter dito tudo isso com maior clareza, ternura e bondade. Ninguém entende melhor do que ele.
4.Suas palavras aplicam-se tanto ao Presidente da Missão como aos missionários. Gravemos toda essa mensagem em nossa alma. Certamente não pode haver dúvida quanto ao destino ou o assunto desta mensagem. É algo sobremaneira sagrado para cada um de nós.
5."Gostaria de, se houver problemas na missão, que me esclareçam a respeito para que eu possa ajudar a seu Presidente e vocês. Se houver situações difíceis, se houver problemas desconhecidos, deixem-me dar-lhes um exemplo:
6.Em uma das missões, encontrei condições nada boas. Um ou dois missionários estiveram desobedecendo às regras da missão (como foi dito pelo Presidente esta manhã). Começaram a quebrar algumas regras tudo o que faziam era ir para uma determinada casa todas as noites de domingo, para jantar. O Presidente nada sabia arespeito. Não era coisa muito séria eles deveriam estar em casa, estudando mas já era um hábito a cada semana.
7.Depois de algum tempo esses missionários estavam convidando outros, e logo alguns deles até dançavam no domingo à noite. E então alguns deles começaram a flertar um pouco e alguns deles passaram a jogar cartas ali todos os domingos à noite. E logo estavam dançando, no escuro, com algumas filhas dos Santos!
8. A próxima coisa que viemos a descobrir é que houve uma excomunhão!
9.Fui até lá e as coisas foram esclarecidas. Descobri, que na realidade, só houve um rapaz que chegou ao extremo em que precisou ser excomungado mas havia cerca de 18 missionários nessa área que quase o seguiram como cordeirinhos rumo ao desfiladeiro.
10.Não pretendiam fazer nada de errado, mas haviam, de certa forma, seguido a liderança.
11.Foram lá por causa das refeições, mas começaram a flertar um pouco não muito, mas o fato é que haviam 18missionários que sabiam que aquele rapaz fora longe demais. Sabiam que ele estava entregando-se a carícias e intimidades, mas nenhum deles dizia coisa alguma!
12.Quando os entrevistei e visitei, disse: Por que não contaram ao Presidente que as condições eram tão ruins? Um deles respondeu: Bem, não era da minha conta! Esse Élder pode fazer o que quiser! Se ele quiser arruinar sua vida, isto é com ele, é a vida dele!
13.Então eu disse a esse Élder: Bem é sua missão?
Esta também não é sua missão? Esta também não é a sua Igreja? Querem que uma pessoa cause mais danos do que vocês fizeram aqui?
14.Você (dirigindo-se a um dois missionários), despendeu 20 meses aqui, Élder, e tem trabalhado arduamente, de modo habitual, e, por vezes, realizado uma obra notável.
15.Será que deseja que um escândalo aqui neutralize tudo o que já fez? Todos os seus esforços? É isto o que acontece! Será que deseja fazer isso? E ele respondeu: Bem, eu não havia pensado nisso sob este aspecto.
16.Mas foi isso que aconteceu, não é, Élderes? Esta é sua missão! Esta é sua Igreja! Um escândalo na com unidade é o suficiente para aniquilar o trabalho de todos vocês, talvez todo o trabalho que tem feito durante seus doisanos inteiros neutralizado por um escândalo na comunidade!
17. Acham que são leais? Onde está sua lealdade? São leais para consigo mesmos? São leais para com seus companheiros? Querem deixar que prossiga, e vá continuando até quebrar o pescoço?
18.Foi muito triste o dia da excomunhão, pois o missionário era um ótimo rapaz, e todos os outros lhe queriam muito bem; alguns até choraram. Lembro-me bem. Alguns derramaram lágrimas! Seu irmão estava sendo excomungado e enviado para casa desonrosamente.
19.Eu lhes disse na ocasião:
Élderes, sabem quem excomungou este rapaz? Não fui eu, nem o seu Presidente, nem o tribunal de élderes.
20.FORAM VOCÊS !
21.COMO?
22.Bem, se vocês tivessem ido até ele ao vê-lo desobedecer regras da missão e lhe dissessem: Élder, não vamos fazer isso! Atrapalhará todo nosso programa. Todos nós perdemos a espiritualidade quando acontecem coisas assim.
23.Suponhamos que ele não lhes prestasse atenção, e vocês lhe dissessem novamente: Élder, você não deve fazer isso! Não podemos fazer esse tipo de coisas!
24.E suponhamos que você tenha de ir pela terceira vez, e dizer: Élder, sinto muito, mas se você não desistir, vou relatar ao Presidente da Missão! Gosto muito de você e não vou deixar que destrua esta missão. Gosto muito dela, e não vou permitir que você destrua meu trabalho.
25.Tenho trabalhado muito por ela, para deixar que você ponha tudo a perder!
VOU CONTAR AO PRESIDENTE, NÃO COMO UMA FOFOCA, MAS VOU RELATAR AO PRESIDENTE, PARA QUE ELE POSSA PROTEGER O PROGRAMA TODO, SE VOCÊ NÃO DESISTIR.
26.COMO VÊEM, NADA HÁ DE ERRADO NESSA ATITUDE, NÃO É?
É assim que deve ser, pois em primeiro lugar lealdade é para com o Senhor, para com a Igreja, para com a missão, para com o mundo, não é?
27.Um outro pequeno incidente que se relaciona com o assunto: Em uma das missões dos Estados, uma vizinha veio, certo dia, à casa de um membro novo.
28.Essa vizinha não era membro da Igreja, mas veio, e estava acostumada a entrar sem bater, sabem como é, ela nem sempre batia! Assim, neste dia ela entrou na casa e viu sua amiga, a irmã SUD, sentada em uma cadeira eum Élder a seus pés isto irá chocá-los cortando unha de seus pés, ou pintando-as ou algo assim!
29.Bem, isto não é um pecado imperdoável, mas foi imprudente, não foi? Mesmo que nada mais houvesse acontecido, apenas o fato de que ele estava sentado no chão e sem gravata e paletó, e de que havia uma mulher parcialmente vestida, e de que ele estava pintando unhas do pés ou algo assim.
30.De qualquer forma aquela cidade ficou fechada para a pregação do evangelho durante 20 anos.
31.Acham que os missionários poderiam ir aquela cidade? Ora, é claro que não podiam. Por que havia ainda a lembrança daquela imprudência!
32.Eles não haviam cometido pecado, pelo menos, estou certo de que ele nunca cometeu imoralidade. Creio que nada mais foi do que uma horrível imprudência. Foi suficientemente grave, não foi? E foi esse resultado que ela levou
33.É por isso que digo essa missão lhes pertence. Se qualquer coisa de errado estiver acontecendo em alguma parte desta missão, ela ficará como se tivesse recebido um soco no olho!
34.Isto fará que seja mais difícil para introduzirmos missionários. Fará com que qualquer coisa se torne mais difícil!E tornar-se-á mais difícil para entrarem nos lares, quando as pessoas já tiverem ouvido coisas feias a respeito da Igreja.
35. É por isso que os Élderes não estão por si só. Nenhum pode ser solitário. Ele precisa enquadrar-se no programa,não é? E cada um de vocês está interessado. Cada um!
36.E vocês não podem permitir que seu companheiro, ou quem quer que seja, que conheçam, faça alguma coisa muito séria, por que isto trará problemas tanto para vocês como para o programa todo.
37.Bem, pensem um pouco no assunto, pois algumas pessoas dizem: não vou ser espião! Não serei delator! Nãovou ficar falando dos outros! Mas a questão não é essa.
38.É simplesmente informar, da mesma forma que faria se visse dois ladrões entrando na casa de seu vizinho.39.Será que diriam: Ora, não vou delatar os ladrões, não vou fazer nada. Vou deixá-los em paz! Isto é com eles. É problema de meu vizinho.
40.Não! Nós realmente nos envolvemos! Nós correríamos para o telefone, e chamaríamos a polícia! Qualquer que fosse o caso, não é?
41.Se víssemos alguém machucado ou morto como em Nova Iorque, há algum tempo atrás, uma garota foi apunhalada e toda retalhada por um maníaco, e muitas pessoas viram o incidente e nada fizeram!
42.Ela gritou pedindo socorro, implorando ajuda e disse: ele está me matando! Mas ninguém se moveu. Nem ao menos chamaram a polícia e lá ficou ela estendida, finalmente morta na rua!
43.Ninguém quis envolver-se.
44.É hora de começarmos a nos envolver, quando o envolvimento é apropriado.
45.E QUANDO ALGUM MISSIONÁRIO COMEÇA A DESOBEDECER AS REGRAS, É HORA EM QUE TODOS OS COMPANHEIROS DEVEM ENVOLVER-SE.
46.Isto não quer dizer que devem tomar a rédeas. Não significa que devem tornar-se vilões ou maldosos. Quer dizer simplesmente que devem estar interessados e envolvidos. Existe uma forma agradável de fazê-lo.47.Digo-lhes que não haveriam muitas regras quebradas, se um missionário simplesmente dissesse ao outro: Irmão,não vamos fazer isso. Não vamos ficar falando com essas garotas. Isto não é bom.
48.Ese o detivermos quando estiver começando quando quando estiver no início, vocês poderão, vocês poderãopará-lo. Mas quando ficamos com medo, esse pecado é difícil de ser extirpado.
49.E muitas vezes temos que enviar missionários de volta para sua família, desonrosamente, com frequência excomungados, porque talvez seus companheiros não o amaram o bastante.
50.Talvez seu companheiro não o tenha ajudado o suficiente dizendo:
OLHE RAPAZ, VOCÊ ESTÁ DESVIANDO-SE UM POUCO DA LINHA AQUI. NÃO VAMOS FAZER ISSO! VAMO-NOS OCUPAR FAZENDO ISTO, ISTO E ISTO.
51.Este é um programa e estamos todos interessados nele. As regras são muito importantes. Temos 163 anos de experiência no assunto. Cremos que esta experiência deve ser o suficiente para provar alguma coisa, não é?
52.Se os missionários pelo menos, quando saem de suas casa, no que dia em que são designados se pelo menos trancassem seu coração!
53.Se já tiverem uma garota no seu interior, tudo bem, mas que lá a trancassem. Mas, se não tiverem uma já noseu íntimo, tranquem-no contra qualquer outra, qualquer que seja ela! E o mesmo se aplica às moças também.Estou, falando principalmente com vocês, Élderes.
54.TRANQUEM O SEU CORAÇÃO E DEIXEM A CHAVE EM CASA. E NUNCA O ABRAM AQUI! É IMPOSSÍVEL APAIXONAR-SE POR ALGUÉM, A MENOS QUE ABRAM SEU CORAÇÃO!
55.SEU CORAÇÃO É O ÚNICO ÓRGÃO QUE TEM A CAPACIDADE DE APAIXONAR-SE, E QUANDO UM MISSIONÁRIO DIZ: ACABO DE APAIXONAR-ME POR UMA GAROTA ISTO É UMA COISA EXTREMAMENTE TOLA!
56.NINGUÉM SE APAIXONA, A MENOS QUE QUEIRA FAZÊ-LO. A MENOS QUE ESTEJA TENTANDO FAZÊ-LO. NINGUÉM O CONSEGUE! NINGUÉM JAMAIS O CONSEGUIU!
57.Assim, não nos apaixonamos simplesmente, sem que estejamos facilitando. Jamais caímos numa cratera, a menos que cheguemos a beirada. Já estive no Vesúvio e em várias outras crateras e vulcões e sei que nunca se cai em uma cratera, a menos que estejamos bem na beirada.
58. Assim, mantenham se coração trancado.
59.Eu disse tranquem-no quando saírem de suas casa, e não pensem no assunto. Mas, se saírem por aí, dizendo:Bem, ela é uma garota bonitinha! É, certamente, é uma coisinha fofa! Ela é uma ótima menina! Gostaria de conversar com ela só ter uma conversinha!
60.Bem, se o fizerem, estarão procurando problemas, e isto poderá trazer-lhe uma vida inteira de aborrecimentos,uma vida de pesares, se continuarem a fazê-lo.
61.Assim, quero acentuar novamente! Tranquem seu coração e deixem a chave em casa!
Onde quer que morarem,deixem a chave com seus pais.
62.E seu coração é somente a parte que se relaciona com as pessoas em geral que deve ser aberta. Nós simplesmente não podemos tolera-las, não é? Não podemos individualmente e não o podemos totalmente.
63.Alguém disse: Bem, mas haverá algum mal em casar-se com uma garota mexicana se você fez missão no México? Não, isto não é um crime, mas prova que algum missionário abriu ser coração.
64.Ele o destrancou. Será errado casar com uma garota alemã quando se fez missão na Alemanha? É claro que não, não existe crime nisto, se vocês a tiverem conhecido de alguma outra maneira.
65.MAS, QUANDO A CONHECERAM NO CAMPO MISSIONÁRIO E JÁ TIVERAM ABERTO SEU CORAÇÃO, DIGO-LHES QUE NÃO É CERTO! E TERÃODEPRECIADO SUA MISSÃO.
66.Simplesmente mantenham seu coração trancado! Todo o seu pensamento deve estar voltando para obra missionária. Como posso tornar o assunto mais direto e importante?
67.Gostaria de fazê-lo,
 porque não existe razão alguma para que algum missionário se envolva, nem mesmo de modo decente, com uma garota no campo missionário. Esse não é o lugar.
68.Vocês garantiram, deram sua palavra. Vocês passaram pelo templo! Lembram-se do que fizeram no templo?Lembrem-se que prometeram que fariam tudo o que os irmão lhes requeressem, para viverem os mandamentos:
69.Este é um do mandamentos, quando vocês entram no campo missionário Não flertarás! Não vos associaráscom garotas no campo missionário, nem com qualquer outra pessoa para esses fins, em qualquer outro tipo de relação que não seja o de proselitismo.
70.Vocês prometeram e não gostariam de quebrar uma promessa feita diante do Senhor em seu Santo Templo. e quando vocês escreveram sua carta (de aceitação) ao Presidente Monson/Hinckley/Benson, esta promessa estava implícita.
71.Saibam, todo o missionário o sabe que ele não vai namorar, que não vai encontrar uma esposa! Ele terá bastante oportunidades quando voltar para casa, E O CAMPO MISSIONÁRIO NÃO É O LUGAR PARA ISSO.
72.Encontramos, às vezes, um rapaz que em casa não era muito popular, era meio fechado enquanto morava com a família e não teve muitas namoradas. Assim quando o missionário vem para o campo e alguém o bajula alguma garota que demonstra muito interesse por ele, ele fica todo cheio de si.
73.Pensa, imediatamente: É com essa que me devo casar. Bem digo lhes mais uma vez, como repetição e para acentuar: tranquem seu coração em casa e, SE NÃO O FIZERAM, FAÇAM-NO AGORA E ENVIEM A SUA CHAVE DE VOLTA!
74.Não permitam nenhum devaneio, nenhum pensamento ou romantismo em sua mente. Durante dois anos, vocês se deram ao Senhor, totalmente, para ensinar o evangelho ao mundo.
75.Quando houveram feito isso perfeitamente durante dois anos e forem para casa, serão infinitamente mais atraentes, mais capazes, mais dignos, mais amadurecidos para tomarem essas decisões importantes para sua vida no que se refere a pessoa que passará a eternidade com vocês.
76.Bem, eu não queria ficar somente neste assunto, mas o fiz, e espero não ter sido ofensivo a ninguém ao falar sobre isso. Mas, espero que tenham captado e espírito do que falei.
77.E, se caso souberam de algum problema que esteja à vista, problemas que estejam começando a surgir e se desenvolver, algum missionário que esteja saindo da trilha, algum grupo que esteja se tornando um pouco descuidado quanto às regras da missão, falem-lhes de modo bondoso e gentil.
Se eles persistirem, então sua lealdade exigirá que façam algo mais.
78.Que Deus os abençoe, missionários, e espero conversar um pouco mais com vocês, mais tarde."

14 comentários:

  1. Olá! Só quero dizer uma coisa em relação aos missionários se apaixonarem por alguém durante a missão!É bom que eles traquem o coração e se dediquem a Deus e à missao com todo o coração mas há algo que tenho de discordar quando é dito que eles nao devem casar com essas raparigas por quem se apaixonam!Por acaso Deus disse que só se podiam apaixonar por raparigas do próprio país depois de cumprir missao? Um missionário responsável pode se apaixonar sim, mas sabe até onde pode ir pra nao fracassar. Missionario responsavel quando sabe q isso esta acontecendo com ele, faz tudo pra se controlar e ate espera ser enviado pra outro sitio sem dar nas vistas. N declara seu sentimento mas fica na esperança de q vai voltar a ver essa rapariga no fim da missao. N percebo pq voces afirmam isso. Eu tb sou da igreja mormon e reconheço a importancia da missao. Amo um missionario de coraçao e jamais lhe diria o q sinto antes de terminar a sua missao. Agora espero no Pai celestial que se for a sua vontade ele vai voltar e nisso vou esperar um ano, mesmo q ele n tenha dito nada sobre os seus sentimentos. Sei q atraves do seus gestos e olhares nós estavamos na mesma sintonia. Deixo tudo nas maos de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sissa, algo importante que deves levar em consideração e que ele tem duas opções de escolha a fazer. Uma escolher um romance improprio e abandonar os convênios que ele fez com Deus no templo, ou escolher cumprir o convenio feito com Deus e abandonar qualquer pessoa que se coloque no caminho. Afinal qual e o primeiro e grande mandamento. AMARAS A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS. Pedir para um missionário se envolver durante sua missão e a mesma coisa que pedir: "ABANDONE DEUS E FIQUE COMIGO". E e claro que você sabe de quem e esse pedido, não é?

      Excluir
  2. Quando um profeta fala, é o senhor que esta falando. E se ele instruiu seu servo a deixar essas palavras aos missionarios é por que eles precisam ouvir. Um missionario tem que dedicar todo o seu tempo, mente e cração a obra do senhor, se ele chegar a um ponto de se apaixonar por uma moça, em algum momento ele deixou de focalizar na missão do Salvador.
    David

    ResponderExcluir
  3. O bisbo da Ala se apx durante a missão, e não nega isso,e tem mais, ele n desmonstrou e quando terminou ele retornou e entrou em contato com ela e eles são casado e melhor selados no templo.. determinadas coisas sõa inevitaveis, elas simplesmente acontec, agora demonstrar sentimentos, falar sobre.. Já é totalmente diferente,como diz minha vó.. coração é terra que ninguém manda..!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você prestou atenção no discurso o Profeta diz ao contrario, que realmente mandamos em nosso coração. Casos assim podem ocorrer mas pode ter certeza de que a missão desse rapaz não foi aceita pelo Senhor e que ele terá uma vida inteira de arrependimentos. Disso você pode ter certeza, afinal esse não e um pecado imperdoável mas continua sendo um pecado, pois ele conscientemente descumpriu um mandamento que e ensinado para todos os missionários no Centro de Treinamento Missionário (CTM) e constantemente por seu presidente de missão.

      Excluir
    2. Como você pode afirmar que este rapaz tera uma vida inteira de arrependimentos.? Você e Deus?
      Espero que ela tenha uma vida abundante e de felicidades. Deus e bondoso e humilde de coração, e a palavra dele, é mais importante até mesmo de um profeta de carne e osso!

      Excluir
    3. Como você pode afirmar que este rapaz tera uma vida inteira de arrependimentos.? Você e Deus?
      Espero que ela tenha uma vida abundante e de felicidades. Deus e bondoso e humilde de coração, e a palavra dele, é mais importante até mesmo de um profeta de carne e osso!

      Excluir
  4. Isso é verdade. É qur nós temos controle sobre o que entra no terreno de nosso coração, mas se vai ter crescimento ou não, isso não podemos escolher. Podemos só plantar ou desplantar. Eu sei disso com conhecimento perfeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo. Nos decidimos se vamos cultivar um sentimento errado ou se vamos pecar contra Deus. Genesis 39:9

      Excluir
  5. O problema nao é o rapaz ou a moça se apoixonar, pq sao seres humanos. O problema é qdo eles se desesperam e quebram os mandamentos de Deus para satisfazer a carne durante a missao. Se ele nao fala nada e nem ele e o rapaz respeita a Deus e depois da missao se case com essa moça nenhuma coisa esta sendo errada. Cada pessoa é diferente, cada bençao patriarcal é diferente, so quem sabe é Deus....Parem de falar besteiras. Meu esposo foi guiado pelo espirito ate a mim de acordo c a promessa da bencao partriarcal dele.E advinha? Ele me achou na missao. Trancou o coracao e depois de dois anos entrou em contato comigo.Depois alguns anos nos casamos.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir